terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

História de Pescador

Bueno, a pescaria foi boa apesar de a quantidade de peixes ficar longe do esperado.

5 traíras e 3 Jundiás.

Mas as histórias vieram, e não são mentira.

Pra começar do início queria registrar que a pescaria se passou nos dias 07 e 08 de fevereiro de 2009, em São Gabriel , mais precisamente na Estância Santa Fé (o nome me fez recordar o livro O RETRATO da saga O TEMPO E O VENTO do Érico Veríssimo) propriedade do Seu Oscar Chagas.

Chegamos na estância cedito, devia ser pouco mais de 7h da manhã após uns 40 minutos de estrada de terra e muito mato. Que rico lugar, muitos animais silvestres além de bois, ovelhas, cães e garças.

A barragem que nos aguardava tava meio baixa por causa da seca, mas como era muito grande não fez muita diferença.

Pra isca tentamos sem sucesso pegar na barragem uns lambaris, a segunda investida no córrego q escoava a água pro rio tivemos mais sucesso, eu e meu primo Guga enchemos um balde desses peixinhos.

Com a isca certa, timidamente foram aparecendo os peixes de verdade, Jundiás e Traíras, mas muitas ainda estavam pequenas demais para comer e devolvemos pra água, quem sabe buscamos elas no futuro qdo estiverem maiores.
Photobucket

Com as linhas nas águas tratamos do costelão de fogo de chão, depois do café, tudo uma maravilha.
Photobucket


Durante a tarde ainda, tomamos umas geladas e praticamos tiro ao alvo nas latas com a arma de chumbinho e vi q minha mira permanece boa embora eu prefira distância das armas...

À noite os mosquitos chegaram em massa e foi uma festa pq cada um usava um repelente, uns usavam combinações como cravo e canela, outros uma espécie de creme com tutti fruti e outros o famoso spray....enfim cada um ao seu modo soube se proteger e ninguém pegou a febre amarela...na madrugada caminhei na escuridão pq dormir não dava, quando não era boi, bugio, ovelha berrando...eram os companheiros roncando à todo volume...

Photobucket

A Lua Cheia nos anunciava q os peixes pescados tinham de ser logos limpos e guardados para não apodrecer. O pessoal lá me falou disso e eu não acreditava, pois ninguém soube me justificar cientificamente pq a lua cheia apodrece os peixes. Na internet pesquisei a respeito mas não encontrei nada muito esclarecedor a não ser o fato de que os peixes ficam com o metabolismo mais acelerado durante a lua cheia, enfim se alguém souber o pq dos peixes apodrecerem em luas cheias, por favor me contem...

Na manhã do dia 08/02, fomos surpreendidos por um jacaré preso numa das linhas que deixamos durante a madrugada...foi uma festa, por sorte tinha uns guascas q sabiam como segurar o jacaré pra ele não atacar...mas mais incrível ainda foi o fato de que na tarde do dia anterior eu atravessei a barragem a nado, sem sonhar com a presença desses predadores...tenho a leve impressão de que me safei...
Photobucket

Passado o momento fotos com o Jacaré, o devolvemos para as águas, insistimos um pouco mais nos peixes que não vieram mais também, e enfim desmontamos o acampamento satisfeitos por temos descansado do ambiente urbano e recarregado nossas baterias.
E vamo que vamo q qq hora apareço com outro post, abrass

Nenhum comentário: