segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Ainda Guatemala (aos 45 do Segundo) + Panamá + Back In Brazil

Pois é minha gente, acreditei que jah tinha dito o suficiente do Panamá...mas me passou uma história mais q tenho de relatar aqui...a Van que me levaria de Panajachel a Antigua para fazer a conexão para Guatemala City, onde eu tinha hotel reservado e voô as 6h da manhã pro Pànmá, atrasou em duas horas. Sobe e desce montanha, van lotada de estadounidenses e europeus e o tupiniquim aqui, quando o motorista guatemalteco atende o celular e pergunta:
-Tem Álvaro nesta van?
Eu imediatamente ao lado na van respondi, soy yo!
E ele estão me falando aqui da agencia q a van q ia para Guatemala City desde Antigua não pode te esperar. Enfurecido e sem pensar arranquei o celular da mão do motorista e comecei a bater boca com o pessoal da agência, afinal eu tinha comprado os bilhetes todos com a agência deles justamente para que não acontecesse isso, e os cretinos tiveram a audacia de me propor a devolução do dinheiro quando chegassemos a Antigua. Eu respondi q não me resolvia nada, pois eu naum tinha mais dinheiro para hotel e tinha voo na madrugada, entao inevitavelmente eu deveria estar ateh umas 23h pelo menos em Guatemala City, e eles q me arranjassem transporte ou me pagassem taxi. A mulher me desligou na cara. O motorista me comentou, a nossa agencia é desorganizada mesmo, tem outras q se paga um pouco mais mas não acontece esse tipo de coisa... (aí foi erro do pão-duro aqui mesmo, varei antigua pra achar a agencia mais barata a média da viagem a Panajachel desde antigua é de US$ 12,00 eu paguei US$ 5,00 e de Antigua para Guatemala City a média é de US$ 20,00 e eu paguei US$ 12,00)..mas enfim...chegamos lá e eu com a cra mais torcida q cauda de porco, batendo boca com a agencia q queria me cobrar mais US$ 10,00 para me levar lá. Até que então se decidiram por uma reunião a portas cerradas, eu pedi a chave da van como segurança de que não ficaria na rua esquecido. Meia-hora depois, volta o motorista extremamente mau-humorado (isso eram umas 21h30, lçembrem-se que lá anoitece as 18h, entao jah era bem noite), me dizendo q teria de me levar até meu hotel na Guatemala City. Eu senti jah o primeiro frio na barriga pelo mau humor do cara, acho q de propósito ele foi abastecer a van no lugar mais barra de Antigua, onde desceu da van e conversou com os frentistas e riu bastante (seria uma troca de humor ou ele estaria falando de mim e armando algo...naquela situação foi impossível não pensar nesse tipo de coisa, peguei o celular e tentei ligar para o meu pai heheh, não q fosse adiantar algo mas para explicar a situação em q eu me encontrava caso acontecesse algo, sem sinal de celular...o motorista volta para a van e me explica q terá que buscar um amigo q conhece bem Guatemala City, pois como é uma cidade muito grande (pouco maior q POA) ele não conhece direito as ruas. E eu ...(glup!!!) tudo bem...no caminho o motorista para a van e dá carona para uma família de indigenas, a título de comparação, como se parasse pra pegar alguém na pedreira em Esteio e deixasse em Niterói em Canoas...cobrou da pobre família a carona... E eu quieto...até q ele me pergunta se eu tenho fome, e eu respondo, sim bastante, mas não tenho dinheiro por isso quero chegar rápido no hotel pois tenho janta paga e não posso perder... e ele me diz: então vamos fazer diferente, tu vai comer hoje a legítima comida do Guatemalteco pobre, e saiu da rodovia principal se embretando na cidade como quem conhece e sobe uma vila terrivelmente pobre, cheia de lixo na rua, isso umas 22h30 da noite e eu gelado, pedindo pra ir pro hotel e ele, eu não sei ir vamos pegar meu amigo q conhece...e então o Elias (o motorista), para na frente de um casbresinho em que uma india idosa, prepara algo na rua em dois caldeiroes, ele fala algo pra ela em algum dialeto, ele me puxa uma cadeira, eu digo q nao tenho dinheiro pra pegar, ele disse que era por conta dele, q era importante pra mim estar lah naquele momento antes de ir embora da guatemala. A comida era deveras ruim, embora pelos igredientes me parece ser bem saudavel...era um pao sem sal enrolado em torno de um poquinho de frango e molho de tomate, e um caldo quente de aveia com gengibre. Comemos até que chega o amigo do Elias, o senhor Basílio, esposo da irmã dele com os filhos deles mais os do meu motorista...eu me comovi e me envenrgonhei da minha desconfiança e medo, acabei ficando um pouco mais depois da comida discutindo politica e futebol... me deixaram no hotel nos despedimos e com ele deixei intruções por escrito de como criar um mail para se comunicar comigo, ele disse q sabia mexer na internet mas q não tinha mail ainda...bom no fim uma experiência e tanto...no hotel tudo certinho, dormi e tal e sai cedo rumo ao Panamá...

PANAMÁ
Photobucket
Chegando no Panamá parece q se está chegando em Dubai ou alguma cidade estadounidense, tamanha a quantidade de luz e de arranhas-céus muitos em construção. Os maiores q jah vi na vida... De taxi fui para o meu hotel e perguntei pq tinha tanto barro entre o oceano e a cidade, o taxista logo me informou q de quatro em quatro horas a maré subia e baixava tomando conta daquele espaço...eu hein, sinistro... Descendo no hotel, almocei e jah perguntei logo por algum city tour...como era tarde o que eles tinham a me oferecer era um dos taxistas do hotel para me levar nos pontos turisticos...eu naum gostei pra nada da cara desse motorista...quando estavamso no carro o testei perguntando quanto custava a tour, ele me disse um valor 30% maior do q o q o hotel me passou e critiquei-o e ele me respondeu q ele cobrava mais pq conhecia a cidade e me levaria em lugares q nenhum city tour leva, me ofereceu puteiros, saunas e toda sorte desse tipo de coisa e fui obrigado a lhe responder q isso tinha em qualquer lugar do mundo, e no brasil, esatava bem servido e como eu tinha pouco dinheiro queria q ele me levasse nos pontos q o hotel me prometeu pelo preço q me prometeram. Acabou acontecendo isso, embora eu tivesse q aturar alguem louco pra se livrar logo de mim...passei na ciudad vieja, passei pelos bairros antigos, clássicos, pobres, chinatown, feiras, e claro pelo famoso canal...surpreendente é só o q posso dizer...aghora quero ir conhecer o canal de Suez na próxima viagem hehehe...bom o povo lá é muito miscigenada, então me eu mesmo brasileiro me surpreendi ao me deparar com negros orientais de olhos verdes...bem exótico para os nossos padrões, mas lá não parece haver sinais de discriminação senão com os índios...o q me deixou chateado claro, ao ouvir algumas baboseiras ditas pelo meu taxista...de volta ao hotel com o dia ainda claro, decidi caminhar pela cidade, passeei bastante, fui no hard rock café e tudo mais...Muito bonita a cidade, e muito endinheirada pelo visto...mas bem....fico mais com Guatemal entre os três países que visitei, mas recomendo a viagem a todos...em breve as fotos, visto q cheguei ao brasil ontem pela manhã...saudações a todos e um abraço...
Photobucket
com o fim dessa trilogia, em breve um novo assunto em http://morrendolentamente.blogspot.com

4 comentários:

natalia. disse...

alvarito,
algumas coisas só acontecem com quem ve de São Gabriel! Incrível!

natalia. disse...

Nos conta mais coisas da viagem, querido!

Anônimo disse...

Oi gente!Eu estava cansado de pesquisar formas de ganhar algum online ate que descobri uma pagina para ganhar cash sem investir para jogar poker,simpatizeimuito!
Coloco aqui a url para a galera http://www.erica.pokersemdeposito.com/ !
Inte

Unknown disse...

Bom Caro Amigo. Sinto tanto que não tivessen atendido bem. Mas você experimento uma coida boa, a sinceridade e amizade do povo da Guatemala, para conhecer Guatemala tem que estar mas de tres dias aca, experimentar nossas comidas tipicas, se algun dia voltar e quiser informacões antes de viajar pode pegar meu email noeroque69@gmail.com