quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Como Conheci a Viana Moog

Com freqüência acabei me metendo, nos últimos 8 anos, em shows da Viana Moog, seja no Casarão, Embaixada do Rock, BR-3, Garagem, Dr. Jekkyl, festivais ou sei lá onde mais...

As primeiras vezes eu não conhecia ninguém da banda, fui por conta de namoradas, amizades e etc... acabei inclusive por falta de conhecimento me irritando com o vocalista cidade por ter dado em cima de uma delas em um desses tantos shows...

Mas o fato é que conheci o Cidade (vocalista da Viana Moog) num belo dia em que me dirigi a loja Be Bop em São Leopoldo para comprar uma fita de videocassete para gravar um show do Iggy Pop que passaria na Sony durante aquela madrugada...ao vivo...
Quando o vendedor, me perguntou o motivo da compra, falei contrariado o motivo já esperando que aquela bicha (eu achava que ele era gay mesmo) jamais tivesse idéia de quem se tratasse...e não é que ele sabia do show daí já falamos de diversas bandas, ele se apresentou como Everton Cidade e seu eu tivesse grana sobrando com certeza já levava uns cds do REM da Loja...nos entendemos legal fiquei de ir na loja comprar os cds e nunca voltei...mas voltei a reconhecer o cara nos shows...

O Cidade sempre foi poser pra caramba, me contam sobre sua vida fodida, passando tardes nas bibliotecas de São Leopoldo lendo literatura betanik e descobrindo Viana Moog, grande benemérito leopoldense e do Rio de Janeiro que acabou inspirando nome da banda.
As primeiras vezes achei ok, tranquilo...uma barulheira que tu não entende as letras...

Mas aquela época, eu tinha muito contato com a Voodoo Trio do meu amigo Rafael Salib, foi a primeira banda para a qual eu desenhei um cartaz...
DSC_7855
e nessa banda havia um baixista, o Luciando Reis que determinado dia me apresentou seu primo Junior...que era baixista da Viana Moog, banda na qual o Luciano viria a somar, como soma até hoje na guitarra. Ali conheci melhor a banda e comprei o cd "Boemia Adolescenta Após os Trinta"...nessa época eu curtia muito o underground gaucho e meus cds de cabeceira eram o Chapinhas de Ouro, Coisa de Louco II da Graforréia Xilarmônica, Menino Everaldo de Santa Maria e 90 graus da Walverdes...

Os shows da Viana eram sempre um teto onde invariavelmente seu vocalista Cidade na ânsia de se mostrar um Jim Morrison acabava se tornando as vezes um chato, as vezes alguém que causava misericórida que eu sei q com certeza era seu desejo...

Nos ônibus e trens que eu muitas vezes peguei indo para UFRGS e PUCRS acabava topando direto com o Junior, baixista da Viana Moog, principalmente no D-43 Universitária linha de ônibus que passava pelas duas universidades e que pegavamos juntos ali pelas 7h da matina...
ali conversamos muito, encontramos afinidades e nos tornamos grandes amigos como somos até hoje. O que me tornou um fã cativo da banda, foi essa amizade, e quando lançaram "CHAGAS ADESIVAS" seu segundo trabalho, bem melhor produzido fiz questão de comprar umas cópias...

EM alguns shows o Cidade como perfomer evocava Iggy, Jim Morrison e outros podres, simulando uma bebedeira incurável, como ele é baixo, sempre foi engraçado o fato de cantar com o microfone acima de sua altura, ou bem abaixo, nunca na altura correta.
Em suas letras o Cidade sempre versa sobre relações pervertidas com fortes figuras de linguagem ou frases fortes mesmo...como "Um abraço que não era abraço/de um amigo que não é amigo", "Ela usa meu sexo como um revólver", "Eu odeio tudo/ menos Henry miller/ Atire em mim/Antes que eu te mate/ Atire em mim ..." e muita repetição. O som denso das cordas da Viana sempre acompanhou a tensão das letras e a maioria das vezes soube explicar o sentimento melhor do que o Cidade cantando sempre ininteligivelmente, justificando plenamente os encartes dos Cds.

Num desses shows a coisa chegou a um ponto dramático, onde um fã se meteu na frente do palco e se deu um banho de whisky derrubando sobre sua própria cabeça uma garrafa inteira, o Cidade desesperado entre uma canção em outra enxugava a camiseta do fã em seu copo tentando beber algum whisky...mas como com certeza ele tinha bebido antes, e como o lugar era roots...começou a dar problemas na saída de som da guitarra o baixo e bateria tomaram conta, enquanto Luciano tentava acertar os cabos, podre de bêbado o vocalista caiu do palco ficando de quatro para seu público, de costas...quando o rapaz do whisky começou a derrubar o líquido dentro do cofrinho do Cidade que absorvia o golpe com o cu piscando de dor ou sentido o frio o susto sei lá...foi a decadência total, mas de alguma maneira a música não parou e as pessoas vibraram com aquela cena indecente...como se fosse bonita a autodestruição...

E hoje sei lá vi o show lembrando de tudo isso...uns 30 minutos antes do início estava eu no tomando uma cerveja com o Junior quando chega o Marcos, o baterista da banda dizendo...
-Cara, hoje tu vai ter que cantar, o Cidade se perdeu na rodoviária e não sabe como chegar...
eu na hora larguei ainda bem...sempre venho aos shows da Viana, hj vai ser diferente hehe...e o junior desesperado...o Cidade acabou chegando a tempo, se dedicando como nunca e cantando mal e ininteligivelmente para os não conhecedores da banda, como sempre...ao final do show no banco do Jekkyl o Luciano ainda teve espírito para brincadeira de chegar correndo pra gente dizendo... - Cara me ajuda!!! O Cidade tá ensanguentado no banheiro
...mas ele na verdade já tinha até se encaminhado embora e se despedido da gente...

não vejo a hora do próximo show da Viana...

2 comentários:

Jr. disse...

Massa!!!

familia vogt disse...

GRAAANdi tesstu , para bensss , o que dizer di viana moog , musica di verdade ? vontade de fazer musica de verdade ? sei isso não merece resposta ( ps : isso = viana moog , ps2 : com carinhu heheheahh ) , enfim , fui ao show da viana nu ex putzel beer depois di um fora de uma garota , o primeiro fora , ainda sem saber como reagir , ouvi na radio unisinos , não sabia onde era u bar , quem eram as bandas , mas fuuui , na chegada me interecei pela atendente do bar sem saber que ela era filha du dono ( talvez a gorata mais completa que ja vi , inteligente bonita alegre , enfim perfeita ) depois de uma otima conversa sobe ao palco uma tal de WINSTON ! PRA minha surpressa um ótimo som ( sentimento sem chatisse ) entre uma ceva e outra troco algumas conversas com um rapaz baixinho , jeito de metido e tudo maissss , e pra minha surpressa ele sobe ao palco junta com a outra banda ( viana ! ) e ai puta merda cara ! encontrei o que procurava , musica barulhenta bem barulhenta ! depois disso... tudo fica pior , foram bons anos regados a boemia adolescente antes dos 30 , valeu viana pelas noites em claro bo br3 , expresso , putzel a por ai vai , haaaa saudossismo de 5anoatráz ( mas ... já ?) ... a quem interessar por favor procurem por um show da viana . mas se vc esta lendo isso , muito provavel que ja foi e concorda comigo ou discorda radicalmente , por que viana não tem meio termo ! eles não são legais eles são musicos mandando vc a merda e se vc não entender vai odiar e tmbm o contrario , fiquem com deus se por acasso ele existir ( hahahaha ) , aa e aquele cd sem capa com o disco preso só no encarte foi a melhor coisa que ja comprei , e talvez um dia saira da prateleira dos meus melhores , ao lado de ny dolls .. mc5 ... pixies ... rem ... ozzy ( o verdadeiro deusssss) forte abraço e até algum dia ( parabens pela matéria na rolling stones locura hein !?)